Um abaixo-assinado é uma forma de expressar o descontentamento com uma situação que se julga ser incorreta ou antiética.

Modelo de Abaixo Assinado

É normal vermos petições na internet, empresas e ONGs reivindicando alguma coisa ou protestando contra algum ato que se julga errado ou injusto, são os abaixo-assinados que, segundo as definições mais formais, são um tipo de solicitação coletiva feita em um documento para pedir algo de interesse comum a uma autoridade através das assinaturas das pessoas de determinada comunidade ou sociedade.

Um modelo de abaixo assinado deve ser destinado às autoridades responsáveis por determinado órgão público ou privado responsável pela regulamentação de algum tipo de serviço que está sendo feito de forma errada e por isso é passível do descontentamento de quem depende dele, um exemplo prático disso é um impeachment de um presidente, que pode ser exonerado de seu cargo a partir de um abaixo-assinado desde que comprovadas as irregularidades que geraram o desagrado geral.

Entre os vários modelos de abaixo assinado os mais usados são aqueles que reivindicam algo contra atos corruptos de políticos, existem até sites especializados apenas na criação desse tipo de documento, que são disponibilizados para assinatura online. O documento leva esse nome por se referir às pessoas que o assinam como “os cidadãos abaixo-assinados” em referencia aos nomes assinados pelos mesmos logo após a descrição do que se trata o documento.

Uma das dúvidas mais comuns de quem quer elaborar esse uma reivindicação formal é em como fazer, tanto que a frase “abaixo assinado como fazer” aparece logo de cara em buscadores como Google quando começa a ser digitada a palavra “abaixo-assinado”. Essa dúvida pode ser facilmente solucionada pelo site de buscas, já existem vários modelos prontos, basta adaptá-lo às suas necessidades.

Portanto, um modelo de um abaixo assinado pode ser facilmente elaborado para as mais diversas causas, o maior trabalho será realmente na coleta de assinaturas, isso pode se tornar uma tarefa mais fácil se a causa for relevante ao ponto de mobilizar as pessoas, não adianta elaborar um abaixo-assinado com uma causa que seja praticamente impossível de ser alcançada, como o aumento do salário dos professores em 200%, por exemplo. Isso poderia fazer, inclusive, com que a Economia do país entrasse em colapso, portanto uma causa infundada.

Modelo de Tudo