Uma carta bem escrita pode valer muito mais do que se pensa, para cada ocasião existe um modelo, basta ter a criatividade necessária para elaborá-las.

Modelo de Carta

Entre um modelo de carta formal e um modelo de carta simples existe a diferença básica da linguagem que é usada, como os próprios nomes dizem. Existe também um tipo de documento que serve muito mais como uma declaração do que como um comunicado, se levada em consideração sua finalidade, um modelo de carta de referência, da qual estamos falando se trata de documento pelo qual o antigo empregador declara o período em que uma pessoa trabalhou em sua casa ou empresa, as finalidades para este documento podem variar, mas a mais comum é realmente para comprovar o tempo de trabalho prestado.

Enquanto que um modelo de carta comercial se assemelha mais com um comunicado propriamente dito, se trata de um documento de uma empresa para outra empresa, no qual a remetente se coloca à disposição da outra para lhe prestar seus serviços, normalmente com uma linguagem impessoal. Em resumo, é uma proposta comercial, na qual uma oferece seus serviços à outra e detalha as condições para que o mesmo seja prestado. Uma carta comercial se caracteriza pelo timbre da empresa e os seus respectivos dados.

Se uma carta comercial não faz nenhum esforço para parecer simpática, o mesmo não acontece com um modelo de carta de demissão, quem a escreve deve parecer o mais agradável possível em sua linguagem para que não ofenda e nem venha a constranger o funcionário que foi mandado embora. Mas há o caso inverso em que o empregado pede demissão, onde devem constar os motivos que o levaram a tomar a decisão, nela também deve ficar claro se o empregado não pretender cumprir o aviso prévio, que ele só não receberá se for comprovado que o prestador dos serviços obteve um novo emprego.

Entre os vários tipos um modelo de carta que se destaca é a carta de agradecimento, na qual mostramos nossa satisfação formal com um bom serviço ou favor que nos foi prestado, um bom modelo de carta de agradecimento deve ser sucinto e objetivo, cada carta pode ser adaptada de acordo com a vontade de cada um que irá escrevê-la. Já em um modelo de carta de apresentação, que é utilizada para acompanhar um curriculum vitae que será enviado pelos correios, deve estar evidente a intenção do candidato em concorrer àquela vaga.

Um modelo de carta de representação é destinado a um órgão ou presidente do mesmo, como forma de informá-lo de sua ausência e que para o seu lugar será enviado um representante. Já um modelo de carta de cobrança também entra na lista dos instrumentos de trabalho de um autônomo e serve como forma de cobrar um débito em aberto de uma pessoa. Como conclusão fica que não faltam modelos de carta para cada devido fim, basta saber qual é qual.

Modelo de Tudo