Para cada tipo de serviço existe um tipo de contrato, isso é fato consumado, ainda assim existem casos específicos para cada situação.

Modelo de Contrato

Todo contrato remete a algo que deve ser cumprido e que pode gerar algum tipo de ônus caso isso não aconteça, essa afirmação é correta e resume bem a finalidade de qualquer modelo de contrato, sejam os de trabalho ou aqueles mais conhecidos apenas no mundo jurídico ou em áreas específicas como um Contrato de locação de espaço virtual para divulgação ou oferta de produtos ou serviços.

A própria história nos fornece dados da força que a assinatura de um contrato exerce sobre quem quer que seja e isso pode ser visto na obra Leviatã, de Thomas Hobbes, que é talvez um dos modelos de contrato mais antigos que se tem notícia, o contrato que Hobbes se referia na sua obra era, na verdade, "um acordo entre os membros da sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras". Portanto, praticamente um modelo de contrato social igual ao que muitos de nós seguimos nos dias de hoje, no qual nos subordinamos às regras válidas igualmente para todos os nossos semelhantes, que podem ser um grupo de empregados de uma empresa ou um grupo de estudantes de uma faculdade.

É claro que essa ideia não é levada ao pé da letra em muitos tipos de negociação, como pessoas que fazem serviços freelancers, por exemplo, no qual o modelo de contrato de parceria pode ser apenas verbal em algumas situações na prática. Um contrato de parceria pode ter com objeto o usufruto de objetos ou propriedades intelectuais ou físicas também, como um terreno ocioso que é usado por pequenos produtores para plantar algumas culturas para sua própria subsistência, por exemplo.

O contrato de parceria pode ser facilmente confundido com um modelo de contrato de serviço, pois ambos têm praticamente a mesma finalidade que é estabelecer que uma parte preste algum tipo de serviço à outra, com a diferença que no primeiro geralmente uma das partes é paga pela prestação do serviço, já no segundo ocorre a cessão de um bem para que outro usufrua, na maioria dos casos. Por falar em cessão, é ela também o objeto principal do modelo de contrato de gaveta, cujo objetivo é a cessão de direitos sobre imóvel financiado, no caso de transações imobiliárias, pois existem vários outros formatos de contratos de gaveta.

Um bom modelo de contrato de sociedade destaca vários pontos importantes como a prerrogativa exclusiva de que contabilistas apenas podem prestar serviços contábeis, isso para dar um exemplo prático desse tipo de contrato. Nesse exemplo vimos uma peculiaridade de um tipo de contrato e cada um as apresenta ao seu modo, poderíamos pegar um modelo de contrato de compra e venda e constatar que ele possui um caráter genérico, o que é verdade, mas ele deve se adaptar às condições específicas de cada negócio, já no caso de um modelo de contrato simples, aí sim ele pode ser mais generalizado, pois agrega vários tipos de serviços que vão desde festas infantis e casamento até limpeza e pintura residencial.

Modelo de Tudo