Declarar algo significa a comprovação de que você possui ou não algum tipo de bem, material ou não e também serve para provar que você exerce determinada atividade.

Modelo de Declaração

Volta e meia faculdades, escolas, empresas pedem declarações destinadas aos mais variados fins, geralmente para comprovar uma situação como a ausência no trabalho ou que um estudante está devidamente matriculado em uma instituição. Um modelo de declaração comum exerce exatamente essa função de servir como um comprovante de uma situação que necessita ser confirmada. Pode ser que uma declaração seja simplesmente para provar que você conhece certa pessoa, nesse caso você atesta o que assinou.

Para provar que você prestou algum serviço a alguém, por exemplo, pode ser usado um modelo de declaração de serviço que é o documento por meio do qual você declara que trabalhou para outra pessoa, o documento provavelmente poderá ser usado para posterior prestação de contas para um contador ou ao departamento financeiro de uma empresa. Esse tipo de declaração é bem simples e direto, mas serve como um bom instrumento de comprovação.

Talvez um dos documentos mais burocráticos seja o usado para declarar pobreza, pois exigem vários outros comprovantes que geralmente as pessoas não possuem por falta de conhecimento ou mesmo pela própria situação financeira, o que chega a ser contraditório até certo ponto. Um modelo declaração pobreza normalmente é utilizado para que pessoas com ganhos pequenos e que não podem arcar com gastos de algum serviço possam usufruir do mesmo sem ter de pagá-lo e com o auxílio governamental, na maioria dos casos, também é usado em processos civis, de família geralmente, já que os custos desse tipo de processo são muito altos.

E por falar em família, um casal que vive junto, mas não é casado também precisa comprovar isso às vezes e, para tanto, é usado um modelo de declaração de união estável, que é o documento pelo qual o casal que não tenha união civil oficial concretizada e nem tenha algum impedimento legal declara estar convivendo em uma união equivalente ao casamento.

E finalmente, esse mesmo casal, por exemplo, pode precisar de um modelo de declaração de bens que é o documento no qual uma pessoa confirma, formalmente, quais bens materiais, móvel ou imóvel, tem em sua posse, normalmente essa declaração serve como comprovação de patrimônio no exercício de alguns cargos públicos como deputado ou senador, por exemplo.

Modelo de Tudo