Com uma procuração é possível que uma pessoa impossibilitada de locomoção ou outra motivação possa ser representada por outra de sua.
 

Modelo de Procuração

Uma procuração serve como forma de autorizar outra pessoa a realizar algumas atividades que somente você mesmo poderia fazer, como por exemplo, requerer inscrição em um processo seletivo sem a presença do titular, nesse caso ele estará dando autorização para que o procurador o faça. Um modelo de procuração deve explicitar em seu conteúdo a finalidade para a qual é destinado, seja firmar compromissos ou acordos, receber ou pagar algo que somente a pessoa que autorizou poderia fazer. Em um modelo de procuração simples encontra-se a solução para um tipo de problema comum entre os brasileiros a falta de tempo, mas essa não é nem de longe a finalidade desse tipo de documento.

Já em um modelo de procuração jurídica usa-se o nome de uma empresa e não de uma pessoa física, no caso uma pessoa, geralmente um advogado, recebe a incumbência de representar a empresa e muitas situações. A maioria das companhias prefere, porém, nomear um sócio como procurador, pois este normalmente está mais por dentro da maioria das coisas que envolvem sua empresa. Advogado ou sócio, em todo caso têm a atribuição de específico de representá-la junto aos órgãos da administração pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

Em outro caso, um modelo de procuração particular transfere poderes à outra pessoa para realização de determinados atos em seu nome, perante órgãos especificados ou não, isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles a impossibilidade da pessoa que transferiu a outrem o devido uso de seu nome de realizar tarefas por motivo de doença ou locomoção, por exemplo. Por isso o nome procuração particular, na maioria dos casos em que se usa esse tipo de procuração o representante é alguém da família que pode, inclusive, fazer saques em nome do titular da procuração.

Existe também um tipo de procuração usada para alienar bens de um espólio, a "ad negotia", um modelo de procuração ad negotia serve basicamente para que um herdeiro, seja o procurador dos demais herdeiros de uma pessoa falecida para a realização de atos como a alienação de bens móveis ou imóveis, nesse tipo de procuração deve ser indicado um advogado para todos os herdeiros ou um para cada que seja dada a continuação no processo em questão. Assim é também a lógica do modelo de procuração INSS, na qual o representante que pretende atuar junto à instituição deve estar mencionado como tal, com ela o mesmo terá direito, como procurador, a interpor recursos às instâncias superiores, receber mensalidades, entre outros benefícios a que o segurado venha a ter direito.

Por fim, em um modelo de procuração pessoal o representante, que pode ser uma pessoa de confiança do titular, pode entrar com processos de abertura de reclamação junto a órgãos como o PROCON, por exemplo, mas isso só na impossibilidade de sua presença no local. Nesse tipo de procuração não é necessário o reconhecimento de firma.

Modelo de Tudo