A escolha do modelo de recibo depende da finalidade para a qual ele será destinado, mas de fato todos são úteis.

Modelo de Recibo

Você já deve ter ouvido aquela velha frase: "Peça nota fiscal depois da compra", mas o que você recebe na maioria dos casos? Sim, um simples recibo sem valor fiscal. Geralmente, a maioria deles é digitalizada, mas ainda existem os que são preenchidos à mão, um sistema bastante obsoleto em uma época cheia de tecnologias, um modelo de recibo comum leva o nome do comprador, o endereço do mesmo, o produto adquirido e o valor. Os recibos servem como forma de controle fiscal que é feito por empresas de contabilidade ou por um contador autônomo. Em algumas transações o modelo de recibo de pagamento serve para discriminar vários produtos dentro de uma compra.

O uso de recibos é tão comum nos comércios do Brasil que nem nos atentamos para suas sutis diferenças, o fato é que há modelo de recibos para todos os gostos, digamos assim, o mais conhecido de todos é o recibo simples, cuja finalidade principal é a comprovação de um acordo comercial ou que uma pessoa recebeu e outra pagou, seja em uma compra de um maço de canetas ou no pagamento de aluguel de um imóvel, aliás, o modelo de recibo de aluguel inclui além dos dados citados no primeiro parágrafo, data, o número do recibo, que se referem à parcela que está sendo paga, o nome do inquilino, o formato de pagamento e tantos outros dados. No caso de um modelo de recibo de compra, o mais comum de todos, é frequentemente usado por despachantes que sempre estão envolvidos em transações de compra e venda.

Um modelo de recibo de compra e venda pode ser mais elaborado, pois em alguns casos pode ser usado como comprovante de uma transação envolvendo até imóveis. Nesse tipo de caso, porém, o mais recomendado é que se utilize um contrato de compra e venda, pois inclui cláusulas e se trata de um documento mais crível. O mesmo pode valer para um modelo de recibo de locação, nesse caso a locação pode ser de um imóvel, mas também de um veículo ou mesmo de serviços.

Já falamos que é por meio do recibo que se firma a negociação entre ambas as partes envolvidas e é pelo recibo também que a pessoa que oferece o produto e/ou serviço declara ter recebido do comprador o valor acordado na hora da negociação. Um caso um tanto diferente do restante são os recibos dados às pessoas que tiram férias, um modelo de recibo de férias, além dos dados do empregado também os dados do empregador, o período de gozo, os vencimentos, além dos descontos e por fim a declaração assinada por parte do empregado de que recebeu a quantia referente ao pagamento das férias.

Enfim, o modelo de um recibo depende muito de sua finalidade, que pode ser variada, é claro que o objetivo principal é selar a conclusão de um negócio, mas acima disso ainda o recibo é a documentação de que tal negociação realmente ocorreu, daí o fato de todo recibo ser assinado.

Modelo de Tudo